top of page
imagem site correta.png
logo branco agro.png

Projetos da Entidade

Nossa área de projetos tem como sua função principal capacitar os membros da entidade em seis áreas distintas, são elas: Direito, Engenharia, Grãos, Mercado Financeiro, Pecuária e Sucroenergético. As empresas parceiras figuram como mentoras ao longo do semestre, sendo contempladas com o estudo em formato de relatório, apresentação ou outros modelos ao final do período.

Os membros que participam dos projetos possuem contato direto com a empresa parceira, além de outras firmas e profissionais do mercado que auxiliam no desenvolvimento do estudo. Deste modo, possibilitam aos estudantes desenvolver habilidades comunicativas, comportamentais, práticas do mercado, entre outras.

grãos.png

Grãos

Em nossa área de grãos, desenvolvemos projetos com empresas em diversas áreas agroindustriais correlatas à produção de commodities no país. Desde estudos sobre viabilidade de insumos mais sustentáveis, como os Bioinsumos, até a maximização da comercialização, através do estudo hedge. Confira algumas empresas parceiras nos projetos da entidade dentro da área!

forma site.png
mercado financeiro.png

Mercado Financeiro

Em nossa área de mercado financeiro desenvolvemos projetos com empresas do mercado de capitais que possuem uma área relacionada ao agronegócio. Com isso, já fizemos projeto de Research, Private Equity, DCM e M&A, onde buscamos trazer a realidade do dia-dia de um profissional que trabalha na área para dentro da entidade, tanto na questão de materiais quanto de apresentações.

forma site.png
forma pecuária site.png

Pecuária 

Na área de pecuária, estudamos sobre todo o processo produtivo da carne bovina até chegar ao consumo final, desde a parte dentro até fora da porteira. Estudos sobre diferentes modos de produções, como confinamento e pastejo rotacionado, e suas respectivas viabilidades produtivas e financeiras, inclusive a partir de instrumentos financeiros, como o hedge.

forma site.png
direito site.png

Direito

Na área de Direito, estudamos as mais diversas formas nas quais o direito pode incidir na cadeia agroindustrial, tratando de temas de direito empresarial, societário, crédito, regulação fundiária, questões ambientais e entre outras abordagens que cercam o meio do agronegócio.

forma site.png
maquinários site.png

Engenharia 

Em nossa área de engenharia, realizamos parcerias com empresas que nos permitem conhecer e estudar diversos tipos de tecnologias presentes no campo. Nesta área, estudamos desde o funcionamento de uma certa máquina na lavoura até a implementação de novas tecnologias no campo, tudo isso sem deixar de lado conceitos fundamentais de administração e economia. Confira algumas empresas que foram nossas parceiras nos projetos de engenharia!

forma site.png
site sucro.png

Sucroenergético

Na área de Sucroenergético, desenvolvemos projetos ao lado de empresas sucroalcooleiras, tanto voltadas à comercialização do açúcar quanto à produção de bioenergia proveniente de subprodutos da cana-de-açúcar. Os nossos trabalhos abrangem a análise de viabilidade econômica para as nossas empresas parceiras, assim como o estudo do mercado de carbono. Confira algumas companhias que apoiaram os projetos de Sucroenergético!

forma site.png

Projetos 2023.2

Bioenergia

O projeto de bioenergia deste semestre contou com o apoio da Fs Bioenergia e Insper Agro Global, onde foi realizada uma profunda análise sobre a produção de etanol de milho brasileira, e também abordou sobre os principais biocombustíveis em desenvolvimento no mundo atualmente, ressaltando a importância deste setor para a descarbonização, principal pilar da transição energética, e o futuro promissor deste mercado. 
João Pedro Natal - coordenador do projeto.

Crédito

Direito

O projeto de crédito 2023.2 foi a reestruturação de capital da companhia IrrigaCo. com a construção de um plano de venda de ativos, aportes societários e alongamento dos prazos de pagamento. Para isso a equipe estruturou um Certificado de Recebimento Agrícola lastreado em CPRs da companhia, estipulando prazos de pagamento, taxa e garantias.
Giovanni D'Ottaviano - coordenador do projeto.

Em 2023.2 o Projeto de Direito se fundou no núcleo família da Sra. Lídia. Na primeira parte do semestre o grupo, em parceria com o escritorio Mattos Filho, se encarregou de gerir o seu patrimônio: foi feito um testamento e alterações contratuais na Holding familiar a fim de adequa-la às vontades da matriarca de venda da Holding. 
Já na segunda metade do período, o escritório Martinez Associados foi responsável por guiar nosso grupo de estudar na criação de um Friagro para substituir a Holding familiar do núcleo da Sra. Lídia. Além disso, foram utilizados outros instrumentos, como a doação em usufruto, para inserção da 3ª geração no cenário empresarial. Essa mudanças se deram devido a alterações nas vontades da matriarca, que resolve integrar os netos do negócio e não mais vender sua empresa.
Hannady Neder - coordenadora do projeto.

Engenharia

Grãos

M&A

Pecuária

Durante o ano de 2023, a equipe de engenharia fez avanços significativos acerca da modelagem de uma secadora de amendoim de fluxo contínuo. A equipe de engenharia realizou estudos acerca da umidade do ar e cálculos para verificar a disponibilidade do uso da cal viva para a secagem do ar que será injetado na secadora de amendoim. Além disso, também realizou a prototipagem em softwares 3D dos filtros que serão utilizados na máquina e foi feita uma análise inicial de custos.
Bruno Braghette - coordenador do projeto.

O projeto de grãos de 2023.2 ficou em temas como o hedge e risk management. Na primeira etapa do projeto, que consistia em preparar o que seria apresentado na apresentação intermediária, os membros estudaram as ferramentas possíveis para a elaboração do hedge, como contratos futuros da soja e as opções. Além disso, o grupo também mapeou os custos para plantar soja se baseando nas médias do país. A segunda etapa do projeto foi algo mais prático, onde o grupo realizou dois cenários hipotéticos de uma persona, mostrando o que poderia acontecer em diferentes cenários de hedge.
Antonio Lucas - coordenador do projeto.

Atuando no buy side do private equity Continental Grain, o grupo de M&A deveria escolher um ativo ideal no setor de crushing de grãos no Brasil para ampliar os negócios do fundo no setor, tendo em vista a já participação do Continental na Bunge. Dessa forma, quatro principais targets foram analisadas: Bianchini, Brejeiro, Carmuru e Olfar. 
Dado a primeira etapa, após essa abordagem inicial o grupo escolheu por seguir para a aquisição da companhia Caramuru. Assim, houve uma análise mais aprofundada acerca dos negócios da companhia e suas sinergias estratégias com a Bunge.
Augusto Moreira - coordenador do projeto.

O projeto desenvolvido nesse semestre teve como base a continuação do projeto iniciado no 1º semestre de 2023. O trabalho desenvolvido nessa parte do projeto teve como objetivo confirmar por meio de uma análise quantitativa os resultados encontrados anteriormente na análise qualitativa dos dados fornecidos pela JBS e pelo Instituto Inttegra do programa Fazenda Nota 10. Durante esse semestre o projeto de pecuária trabalhou junto ao Insper Agro Global para o desenvolvimento dos estudos estatísticos da base de dados.
Luiz Arthur - coordenador do projeto.

Research

O projeto de Equity Research baseou-se na análise da empresa de capital aberto 3Tentos. Inicialmente, os integrantes do grupo realizaram um estudo dos setores em que a companhia atua e como ela se insere no mercado, para posteriormente construir uma tese de investimento e um valuation. Com isso, o grupo recomendou a compra do ativo, apresentando um preço alvo para a ação.
Francisco Mello de Almeida - membro do projeto.

bottom of page